top of page

PRAIAS

  SÃO SEBASTIÃO                                                                                                                                                                                     UBATUBA

     sentido sul                                                                                                                                                                                             sentido norte

 Informações retiradas de vários site da cidade.

A cidade de Caraguá, como é conhecida, possui 40 km de praias entre o Rio Juqueriquerê, na divisa com São Sebastião e o Rio Tabatinga, na divisa com Ubatuba, no litoral norte do estado de São Paulo. Nestas praias a temporada de verão é muito animada, pois é possível realizar inúmeras atividades.

As praias mais frequentadas são as praias Martin de Sá, Prainha, Indaiá, Cocanha e Tabatinga, sendo a primeira a mais animada por ser o ponto de encontro de jovens que visitam a cidade aos finais de semana, feriados e temporada de verão. Contam com quiosques e muitas opções de entretenimento como passeios de escuna e esqui-banana.

Já as praias do Indaiá, Mococa, Camaroeiro e Prainha, são ideais para as crianças, sendo estas praias muito frequentadas por famílias. A prainha tem como principal atração uma formação rochosa conhecida como "Pedra do Jacaré". Um pouco mais retiradas estão as praias Brava (ideal para a prática do surf) e Mococa, consideradas as mais virgens e menos concorridas. A Mococa possui areia monazítica, ou seja, suas areias contêm minerais como o urânio, o que a torna muito utilizada para o tratamento de lesões e reumatismos.

Esportes como o Futevôlei, o vôlei de praia e o frescobol são os mais populares nas praias Martin de Sá, Indaiá e Palmeiras, enquanto que a Ilha do Tamanduá e o Ilhote da Cocanha são perfeitos para a prática de snorkeling. iá são as melhores opções.

Estando em Caraguá, poderá visitar o mirante Santo Antônio, caminhar pelas trilhas do parque estadual e conhecer a árvore gigante da Tabatinga. Do mirante, é possível admirar toda a baía de Caraguatatuba, São Sebastião, e ao fundo Ilhabela. A Reserva do Cantagalo oferece um contato direto com a natureza e diversas cascatas, enquanto que a Lagoa Azul, separada do mar apenas por um banco de areia, é uma visita obrigatória.

Para quem gosta de cavalgar, a Hípica Gaivotas, na Tabatinga, conta com aluguel de cavalos. Os amantes da velocidade poderão pilotar um kart em uma das melhores pistas do Brasil no bairro do Poiares. Além disso, não se esqueça de que durante a temporada de verão, principalmente nos meses de Dezembro e Janeiro, a cidade recebe diversos shows de conhecidos cantores no Festival de Verão realizado na Praça de Eventos na praia do centro. Como se pode notar, Caraguatatuba não possui apenas praias, senão uma gama de opções para que você passe incríveis e inesquecíveis férias de verão no Litoral Norte de São Paulo. Não pense mais e visite Caraguá!

 

Escrito por Tatiana Omegna

A Praia do Porto Novo fica próximo ao centro e é de fácil acesso pela avenida Geraldo Nogueira da Silva. Apensar das água turvas, a praia e conhecida pela sua tranquilidade. A faixa de areia branca e fina e ótima para o futebol, vólei de praia, frescobol. A praia do porto novo segui ate a a barra do Rio Juqueriquerê.   

(onde fica localizado as Colônia de Férias) 

A Praia das Flecheiras é onde há o Terminal Turístico, local onde seguem os ônibus de excursão. Quiosques ao longo da orla, alguns com música ao vivo, garantem a diversão e a comodidade dos turistas e frequentadores, que podem se sentar em alguma mesa e desfrutar de um ambiente familiar. As águas de Flexeiras são águas tranquilas e rasas, o que a torna um local ideal para banho de mar. É indicada para idosos e crianças. A faixa de areia larga e compacta é garantia de diversão para aqueles que desejam praticar futebol, frescobol, vôlei, entre outros esportes.

Romance fica ente as praias das Flecheiras e a praia das Palmeiras tendo a mesma características de suas vizinhas.

A Praia das Palmeiras tem águas calmas e límpidas, faixa de areia escura e extensa com quiosques espalhados para atender o turista. O local é uma das praias preferidas pelos praticantes de pesca em Caraguá. A praia faz divisa com a Praia Aruan  e com a praia do Romance, ao sul.

A Praia Aruan é repleta de quiosques e é continuação da praia do Indaiá. Muito procurada pelos turistas, o local tem extensa faixa de areia e árvores que proporcionam proteção do sol forte. A proximidade com o Centro da cidade de Caraguatatuba também contribui para sua popularidade. Arua ou Pan Brasil é indicada para visitantes com crianças e idosos, pois suas águas são rasa, têm ondas pequenas e correntes não muito fortes. Os visitantes têm ainda a oportunidade de jogar futebol de areia em alguma das quadras mantidas pela Prefeitura ou caminhar no calçadão e andar de bicicleta na ciclovia. A bela avenida que margeia a orla marítima é ponto de encontro de jovens, que se reúnem ali.

A Praia Indaiá Bonita e concorrida. Tem faixa de areia larga e é ideal para crianças por suas águas tranquilas. Nela encontram-se a pista oficial de bicicross e a pista de pouso para ultraleves. O local oferece também uma linda vista para o norte de Ilhabela e para as Ilhas Búzios e Vitória. A praia do Indaiá é uma das mais concorridas da cidade de Caraguatatuba. Ela fica a cerca de 1,5 quilômetro do centro da cidade e suas águas são tranquilas, sem correntezas. O local é indicado para crianças e idosos. Lanchonetes e quiosques garantem a comodidade de visitantes e banhistas. A faixa de areia é larga, mas mesmo assim é comum ficar lotada de banhistas em dias quentes de verão. Árvores espalhadas pela orla garantem sobra. Ao norte, a praia do Indaiá termina na foz do Rio Santo Antônio faz divisa com a do Centro. A Prefeitura mantém ali uma pista de bicicross, quadras de futebol de areia e pista de pouso para ultraleves. O local oferece também uma ótima vista para a parte norte de Ilhabela e para as ilhas de Búzios e Vitória.

A Praia do Centro ocupa toda a orla da região central de Caraguatatuba e se estende até o Rio Santo Antônio, ao sul. O local é frequentado por visitantes de todas as idades e é ideal para as práticas de caminhada, futebol de areia, voleibol de praia, futevôlei, entre outros. Há ainda na praia do Centro um parque de diversões, a praça de eventos, pista de skate e quadras esportivas. Quiosques, lanchonetes, sorveterias completam a infraestrutura do local. A faixa de areia é larga, mas o visitante pode usar o calçadão para a prática de caminhada ou para andar de bicicleta. O local também é sede de grandes eventos como shows, o Festival de Verão e exposições.

Apenas 1 km do centro, a Praia do Camaroeiro é o ponto de encontro dos pescadores da cidade e onde ficam atracados inúmeros barcos, a maioria destinada á pesca do camarão. No entreposto de pesca é comercializado grande variedade de peixe fresco. 

A Praia do Garcez – onde esta localizada a pedra da freira – fica ao lado da praia do Camaroeiro. Seu acesso é feito apenas a pé, uma trilha localizada no Morro da Pedreira, no canto norte da Camaroeiro leva o visitante até lá. O local é perfeito para pescaria e tem um dos pontos turísticos de Caraguá: a Pedra da Freira. A praia tem cerca de 50 metros de extensão e tem muitas pedras, mas oferece uma vista privilegiada de Ilhabela e de parte da cidade de Caraguá. A Pedra da Freira, que dá nome à praia, é uma formação rochosa que lembra uma religiosa de joelhos olhando em direção ao mar. Há várias lendas sobre a pedra.

A apenas 4 quilômetros do centro de Caraguatatuba, a Prainha tem águas limpas, calmas e rasas. São essas as características que a torna ideal para crianças e idosos. Quiosques, bares e restaurantes garantem o conforto de visitantes e banhistas. O local é urbanizado e tem como um de seus principais atrativos a Pedra do Jacaré, que oferece um ótimo local para observação do mar e da orla de Caraguá. O costão de pedras onde está localizada é indicado para a pescaria. Há um acesso para a Praia do Garcez. 

A Praia Martin de Sá é uma das mais urbanizadas do município de Caraguatatuba e uma das preferidas dos jovens, que fazem de lá ponto de encontro durante os finais de semana, carnaval e férias. Com 1,5 quilômetro de extensão e de areia fina e tom amarelado, a praia é bastante concorrida nos dias ensolarados de verão. O calçadão, que conta com ciclovia, é ótima opção para caminhadas e contemplação do mar. Bares, restaurantes e quiosques oferecem a visitantes e turistas a infraestrutura necessária para um dia de lazer na praia. Martin de Sá tem várias opções de lazer, como passeios de ski-banana e de escuna, além de outras atividades esportivas, como aeróbica, futvôlei, voleibol, frescobol e surf. No lado norte, a praia é de tombo e em seu lado sul, as águas são rasas e calmas. E é também pelo canto que o visitante encontra o acesso à praia Brava, uma das mais selvagens de Caraguá.

A Praia Brava fica entre as praias do Capricórnio, ao norte, e a de Martin de Sá, ao sul. Ela fica a 4 quilômetros do centro da cidade. O local não tem casa nem quiosques ou restaurantes. Mas a falta de infraestrutura é compensada pela beleza do local. Cercada de vegetação característica da Mata Atlântica, a praia tem mar limpo e verde esmeralda. Conhecida por poucos, a Brava é uma das preferida pelos surfistas, que encontram ali as condições ideais para a prática do esporte. Pescaria e mergulho também são praticados ali. Banhistas devem ficar atentos porque a Brava é uma praia de tombo e tem ondas e correntes bem fortes, comuns em qualquer época do ano. O acesso para a praia Brava é feito pela Martin de Sá. São quase 2 quilômetros de estrada e mais 200 metros de caminhada. O estacionamento no local é precário, por isso muitas pessoas deixam o automóvel no início da estrada e fazem o resto do percurso a pé. 

A Praia do Capricórnio é uma das mais longas orlas de Caraguatatuba, tem aproximadamente 4 km de extensão e é caracterizada pela areia grossa, água limpa e ondas fortes. Como se trata de uma praia de tombo, o local é muito apreciado pelos praticantes de pesca com linha por suas características. 

A Lagoa Azul é um dos pontos turísticos procurados em Caraguá. Tem água doce e sem correnteza, e é separada do mar por um grande banco de areia. Sua formação se dá na foz do Rio Jetuba.

Está localizada no canto sul da praia do Capricórnio. O acesso é feito pela entrada do bairro Capricórnio, às margens da Rodovia Rio-Santos, antes da entrada para a praia de Massaguaçu e junto ao morro da Praia Brava.

Faixa estreita de areia grossa e amarelada, ondas grandes e poderosas são algumas das características desta que é uma das praias mais bonitas do Litoral Norte de São Paulo. Águas limpas, vista privilegiada para Ilhabela e um mar verde esmeralda de pura beleza são os principais atrativos de Massaguaçu, que fica a 8 quilômetros. O visitante tem a oportunidade de ver o pouco que restou do jundu, vegetação rasteira de proteção ambiental da zona costeira, que corre o risco de desaparecer e é muito importante para o ecossistema costeiro. Mas a praia de Massaguaçu também é uma das mais perigosas do litoral de Caraguatatuba. Por ser de tombo, o local oferece risco aos banhistas desavisados. Em tupi-guarani, o nome da praia significa grande massa de água, ou seja, praia de ondas fortes. Por outro lado, os pescadores encontram ali um local de condições únicas para a prática do esporte. Massaguaçu está entre os melhores locais do litoral paulista para a prática da pesca de arremesso. E é por isso que a praia é sede dos principais torneios de pesca na região. O melhor horário para pescar é pela manhã e no final da tarde. A praia se une com Capricórnio, que fica ao sul, e está ao lado da Cocanha, mais ao norte. Há muitos quiosques na orla. O local também é recomendado para a prática de surfe.

Praia da Cocanha localizada entre a Mococa e a Massaguaçu , após o rio Cocanha. Com águas rasas, calmas e cristalinas é ideal para o banho de mar das crianças e para andar de caiaque. O Ilhote da Cocanha é indicado para mergulho de observação. Ocupada por muitas casas de veraneio, possui boa infraestrutura de serviços, como restaurantes, bares e quiosques.

Praia da Mococa fica próxima à Foz do Rio Mococa, entre as praias Cocanha e Tabatinga. Abriga vários quiosques em sua orla e ainda é considerada agreste, tranquila e uma das mais limpas. A costeira, próxima ao rio, é perfeita para pequenos mergulhos, é também o local mais próximo para saídas à Ilha do Tamanduá, que fica à sua frente. A praia tem areia monazítica, utilizada no tratamento das artrites, inflamações, dores reumáticas e tratamento das articulações, pois contém minerais como o Tório e o Urânio, responsáveis por sua radioatividade. A areia espalhada sobre os locais afetados provoca uma radiação que estimula os tecidos, favorecendo o fluxo sanguíneo. Os médicos afirmam que não há contra indicações quanto ao tempo de exposição, por ser muito baixo o nível de radiação.

Praia da Tabatinga localizada a 18 quilômetros do centro da cidade, esta praia com extensa faixa de areia está no extremo norte do município e faz divisa com o município de Ubatuba. Ao sul, tem como vizinha a praia da Mococa. O local é ideal para crianças e idosos, pois tem águas rasas e normalmente calmas. O nome Tabatinga se deve à areia branca e muito fina. Esta praia fica bem em frente à Ilha do Tamanduá, e por esta razão fica movimentada com intenso tráfego de lanchas e barcos. Ao norte, na foz do Rio Tabatinga, praticantes de esportes náuticos aproveitam as águas calmas para a prática de jet-ski, caiaque, esqui-aquático, windsurfe e kitesurf. A antiga vila de pescadores ainda conserva a vocação principal da localidade, onde se pode ver os ranchos de canoas. Há ainda um condomínio residencial, hotéis e um eco-resort.

ILHA DO TAMANDUÁ (acesso por praia da tabatinga ou Mococa).

ILHOTA DA COCANHA (frente a praia da cocanha)

CACHOEIRA DA PEDRA REDONDA - dentro do parque estadual.

CACHOEIRA DO RIO CLARO - localizada na Estrada Fazenda Rio claro, no Bairro Porto Novo.

CACHOEIRA DO MANCHA - acesso é feito pela Estrada do Canta Galo, 6705.

CACHOEIRA DO JARAGUÁ - localizada na área Sul de Caraguá.

CACHOEIRA DOS TOURINHOS - localiza aos fundos do Bairro Massaguaçu, bem ali, onde os morros começam a parecer.

        Todas as informações contidas nesta pagina são tiradas de meios de comunicação (internet, revista, jornal....)  sujeito à alteração.

bottom of page